sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FESTA DE S. LOURENÇO PADROEIRO DE MURÇÓS 10/08/2012

S. Lourenço rezai por nós
 Os filhos de Murçós, festejam hoje, dia 10 de Agosto 2012 o padroeiro S. Lourenço honrando-o com dia santo, o qual também doou graciosamente o nome a esta página, seguindo à letra o Hino desta terra:

» na tua Igreja vais rezar ao S. lourenço...
... a quem veneras e pedes a protecção...
tua mocidade, cujo valor é imenso,
és a alegria do povo que te traz no coração!!!


Com seu cacho de uvas na mão, a imagem de S. Lourenço reflecte-se através da sua história Bíblica assim:


Nós festejamos, neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: "Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?". E o Papa respondeu: "Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!". São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos... Todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo - com bom humor - disse: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte".

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou - no Espírito Santo - força para dizer no auge do sofrimento na grelha: "Vira-me que já estou bem assado deste lado".

Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, isso mesmo o foi São Lourenço em Roma.



O DIVINO SENHOR, ACOMPANHA S. LOURENÇO NAS SUAS FESTIVIDADES, AS QUAIS SE PROLONGAM ATÉ AO DIA 19 DE AGOSTO DE 2012, COM NOVENAS, MISSA CAMPAL, PROCISSÕES E AS DIVERSAS ACTIVIDADES ATRACTIVAS, COM REPUTAÇÃO ESPALHADA PELAS REDONDEZAS, DE GRANDEZA RECREATIVA, SOBRETUDO O FOGO DE ARTIFÍCIO VISTO POR CENTENAS DE PESSOAS.
O PROGRAMA, SERÁ AQUI EXPOSTO PARA CONHECIMENTO DOS QUE NÃO ESTIVEREM PRESENTES...






Neste lugar existia uma casa construída em granito, a do (Alcinos)


Esta será a vista que os fieis devotos terão no acompanhamento da procissão, obra do Sr. Presidente da Junta que decide só demolir, marimbando-se para as aparências, as quais retiram toda a beleza de um percurso bonito em volta da igreja.
Peço desculpa aos visitantes, que só gostam de ver coisas bonitas, mas julgo importante mostrar também o que está por detrás da cortina...
Neste lugar era a casa dos: (Torres)

Sem comentários: