sábado, 6 de julho de 2013

Reflexões

Notícias da aldeia

A aldeia está deserta e a cerca da escola raramente se anima na procura do velho parque infantil. O escorrega por lá continua azul e amarelo… o cavalinho de mola, esse, há muito tempo que permanece impávido e sereno no sonho adiado duma cavalgada por montes e vales, para depois ir beber no remanso do ribeiro de águas cristalinas.
…não há crianças nas aldeias do Nordeste…e os idosos já não têm contas para contar aos netos que de olhos esbugalhados pasmavam com a moura encantada que na noite de São João sempre se ouvia, lá para os lados da Castragosa…tecendo num tear de ouro…longas colchas de seda pura.
…já não se ouvem canções infantis…nem se adivinham as correrias e os magníficos jogos que no terreiro animavam o povoado, até ao toque das Trindades…em que a garotada regressava a casa…à malga do caldo…às contas do fantástico!
De permeio sempre havia as zangas de circunstância: - Não brinco mais contigo!
- Se brincares comigo dou-te um rebuçado do soto!
-Não!
- Se brincares comigo dou-te uma amêndoa das que o meu pai trouxe de Moncorvo!
- Não!
- Se brincares comigo dou-te o carro de bois que o meu avô fez…até tem rodas de cortiça e tudo!
- Não!
- Se brincares comigo dou-te a pomba de asas azuis e bico amarelo que bate as asas quando roda que a minha madrinha me comprou na senhora da Ribeira!
Aí os olhos iluminaram-se numa interrogação incrédula: - Dás-me a pomba?!
- Dou!…
- Não…não…ainda não brinco!
Então as negociações continuaram que isto de brincar tem muito que se lhe diga!
- Dou-te mais dois Ministérios!
- Não!
- Deixo-te mandar na Economia!
- Não!
- Deixo-te ser Vice Primeiro-ministro e ainda mandas na Economia!
Aí os olhos iluminaram-se numa interrogação incrédula: - Deixas-me ser Vice Primeiro-ministro e ainda mandar na Economia?!
…não sei …a ver se o meu pai me deixa !
- Está bem! …e não se falou mais nos assunto…zangas de garotos!
E lá foram a brincar todos contentes!
Autor do textro Dr. Fernando Calado (livro á venda... E já não havia rosas)

Sem comentários: