segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

AZEITONA

 Tempo de azeitona; já quase no fim, porque este ano o tempo esteve do lado dos pobres agricultores, começando-se mais cedo, embora o rendimento sofra pequenas alterações compensado com o peso.
Vou publicar algumas fotos do momento mais desejado do dia, que é a hora da merenda! As varejadoras não param e as lonas cobrem o olival. Deixando-o como  tapetado em verde, e o esforço excede as energias… há vezes que os limites são ultrapassados, mas, sempre com harmonia e boa disposição, que o sol brilhante aquece as encostas do Vale grande Pia ou Val-da-porca. E a noite chega e com ela o regresso ao povoado quase deserto, pois só os que já não podem ficam em casa.
Alguns dos filhos residentes fora vem dar uma mãozinha aos familiares, alguns de bastante longe, porque a agricultura embora esteja de rastos, é dela que nos alimentamos para completar as magras reformas, ou os ordenados irregulares (jeiras).
Em Murçós as noticias também escasseiam, mas como se costuma dizer:  quando não há noticias são boas noticias. Ficamos a aguardar a visita daqueles que tiverem a possibilidade de vir passar Natal neste canto perdido mas que jamais perderá as saudades de todos vós.










2 comentários:

Anónimo disse...

boas.
foram dias fantásticos.
foi um gosto ter estado na vossa companhia.
sabem-me melhor esses poucos dias de ardo trabalho e condições desconfortáveis e duras, do que todo o resto do ano de um conforto e boa vida.
a nossa terra e sempre um lugar onde nos sentimos bem.
abrigado por tudo.
cumprimentos, Vitor Fernandes

antonio disse...

Oi Vitor! Foram realmente momentos passados a trabalhar "como nêgros"?Inesqueciveis! Esta terra presisava de meia duzia de individuos como tu para recuperar um viver simples humilde sem complexos nem restrições, no que respeita o sentido de humor fraterno e convivial... para a prosteridade ficam as aventuras, e foram numerosas, do vosso passado, mais concretamente aquele grupo formado para cantar os reis, com instrumentistas vocalistas e "tuti fruti"... não perdeste nada dos teus preciosos dons de vcocalista mesmo em estrangeiro, como diria a Maguy... uma imitação ao José cide que permanecerá inigualável, e aqueles discos pedidos? Sobretudo o fulano de Espadanedo! São estes pequenos detalhes que fazem a diferença entre gente boa humorada e bem disposta e os intriguistas ambiciosos e hipócritas que infelizmente também existem.Ri como havia muito tempo não o fazia, pelo que te estou imensamente grato... junto de ti os problemas esquecem-se, e, embora não fiquem resolvidos, porque não és o messias, o salvador,podemos considerar como grande incentivo a continuar a luta pela sobrevivencia... considero-te como um dos grandes neste mundo envolvente de falsidade e má fé. Até já amigo.