domingo, 22 de fevereiro de 2015

Aprender

As três principais causas da procrastinação:
  1. A primeira da lista é o medo. Não saber como começar a tarefa ou acreditar que é demasiado dura. Por vezes é a simples tentativa de a fazer que intimida.
  2. A segunda é o hábito. Quebrar a rotina é sempre visto como algo difícil.
  3. Em terceiro lugar está o perfeccionismo. Querer fazer tudo perfeitamente perfeito faz com que se espere por um momento divino em que tudo possa ser feito corretamente. Como se o momento mais propício de sempre fosse aparecer.
Como combater a procrastinação.
Aqui ficam 10 táticas para o ajudar a passar à acção.
  1. Começar. Limite-se a começar o que quer que seja que propõe a si mesmo, sabendo que pode sempre desistir alguns minutos depois. Assim que começar, rapidamente sentir-se-á envolvido no que começou a fazer e provavelmente quererá continuar, adiantando assim algum trabalho produtivo.
  2. Acompanhar o andamento da tarefa. Assim que se mantém em movimento é muito mais fácil deixar-se ir e levar a tarefa em diante do que começa-la a partir de uma paragem estática, difícil de quebrar.
  3. Fazer a tarefa de modo imperfeito. Se é um perfeccionista, planeie fazer a primeira versão do que quer que seja que se propôs a fazer de modo imperfeito. Como se fosse uma espécie de rascunho.
  4. Meta mãos à obra - Agora!
  5. Arranje um colega para o ginásio ou um "amigo de responsabilidade". Não só para o motivar como também para o ajudar a concentrar-se no seu objetivo. Por vezes alguém de fora do contexto da sua tarefa pode dar-lhe o empurrãozinho de que precisa.
  6. Recompense-se a si próprio. Pode ser um dia de praia, uma noite fora, uma ida às compras. Algo que possa dar a si mesmo depois de cumprida a tarefa é um bom incentivo.
  7. Faça da tarefa um jogo. Com um temporizador, ligue uma boa música e desafie-se a concluir o máximo de tarefas possível dentro de um dado tempo estabelecido.
  8. Desdobre a tarefa em pequenas tarefas. Se a tarefa lhe parece demasiado grande, divida-a em duas mais pequenas e comece por essas. Se o projeto lhe parece demasiado complicado, tente reunir amigos ou colegas que o possam ajudar.
  9. Admita aquilo que o assusta e aceite a pior das hipóteses. Isto vai libertá-lo mentalmente para que começe a trabalhar na solução em vez de estar tão obcecado com o problema.
  10. Desenvolva a sua integridade. Honre a sua palavra em todas as áreas da sua vida. Cumpra os seus horários. Se se compromete a fazer algo, faça-o. Ao desenvolver a sua integridade pessoal, dificilmente vai continuar a permitir a si próprio falhar com a sua palavra. 



Ler em revista visão

Sem comentários: