domingo, 29 de julho de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO "mãe Ana"

 Nove décadas já passaram para Ana dos Prazeres Xavier, nascida, 28 Julho de 1922, que faz agora parte de um elenco de centenários, nascidos e residentes em Murçós. São eles: tia Aurora 95, Francisca 92, David Silva 93, Lucinda Silva 97, António "valaongo" 91, Diniz Fernandes 90.
A "mãe Ana", como nós lhe chamamos afectuosamente, acomoda-se em qualquer canto do pátio, protegendo-se dos raios solares, enquanto, na companhia do seu fiel companheiro "puchy", também já idoso, faz renda, reza e lê, a Bíblia, o "cheringador" do tempo, e outros livros, sobretudo
 religiosos, sem óculos, nem mãos tremulas, apesar de alguns problemas de saúde que ultrapassa, pacientemente, sem uma queixa, uma lamuria, sempre bem disposta, e até vai cantando umas "cantilenas", quando sabe que não está ninguém por perto a ouvir!
Obrigada a sair da sua casinha, onde vai frequentemente, após o falecimento do seu companheiro de caminhada, Manuel "carriças", conhecido por todo o Distrito como negociante ambulante, vive agora como os saltimbancos, dois meses em cada casa dos três filhos residentes em Murçós... não é propriamente o que ela mais queria, mas, sempre é melhor que o Lar para idosos... aqui tem bem enraizado, com dificuldades, sacrifícios, e muito suor, toda uma vida de labuta constante, junto do seu marido, que embora justo, honesto e afectivo, não a dispensava dos trabalhos rudes do campo, sendo um homem autoritário, respeitador e respeitado, e muito ambicioso, apesar da magra fatia herdada, construiu um dos melhores patrimónios de Murçós, gota a gota, palmo a palmo. Nem mesmo em casa tinha descanso, com oito filhos para criar, aos quais nunca lhe faltou nada, nem na alimentação nem na vestimenta, que ela própria costurava, nas poucas horas vagas da noite ou aos Domingos.
Foram tempos difíceis, que hoje recorda felicíssima e orgulhosa, dos seus oito filhos vinte netos e dez bisnetos.  Feliz aniversário "mãe Ana.
A Neta Manuela não esqueceu os anos enviando-lhe este lindo arranjo floral

toda a família reunida para cantar os parabéns "Mãe Ana"2011
Cantando os parabéns à mãe Ana pelos seus noventa... Um pensamento para aqueles que não poderam estar presentes, mas que estiveram de coração. 2012

2 comentários:

Anónimo disse...

As Maiores felicidades dos colegas da sua neta. É com enorme satisfação que lhe encontro cheia de saude Dona Ana

antonio disse...

Agradecimentos da parte da: "mãe Ana", pela simpática e agradável atenção.
O blog. agradece a sua visita. Atenciosamente