quinta-feira, 30 de maio de 2013

DIA DO CORPO DE DEUS

 A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bulaTransiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
  Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Murçós é uma tradição recente, enfeitar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento, que o Padre Cruz implementou nos anos 2000, e que desde essas datas os ascéticos locais, tentam por todos os meios, não deixar perder, embelezando com flores de diversos coloridos, a rua por onde irá passar a procissão.
 Quanto aos nossos governantes e parlamentares, foi um dos dias Santos que encontraram ser justo revogar, o que deixa os católicos praticantes perplexos, desiludidos, sabendo que era o dia mais Santo dos dias Santos… em certas comunidades continuam a guardar solenemente as tradições ancestrais que lhes foram implementadas com devoção incondicional.


4 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Que lindas ficaram as ruas de Murçós!

A festa do Corpo de Deus é daquelas que mais tenho saudades de viver em Rebordaínhos: com que esmero varríamos as ruas e enfeitávamos a entrada das casas com um mimoso tapete de flores no começo das escadas!

Obrigada por este artigo que tantas saudades me ajudou a matar.

Beijos

antonio disse...

Olá Fátima! Eu tenho vagas recordações dos enfeites em Rebordainhos... apenas de varrer as ruas, talvez por não ter vivido lá durante tantos anos... mas, fica realmente lindo, e a procissão completa a fé e dedicação dos fieis.
Vamos matando saudades assim... aqui e no blog. Rebordainhos que tu administras com esforço e brilhantismo... também eu te estou grato por isso. Beijos

Anónimo disse...

Cu!..Cu! Eu espreitei!..

Que coisa linda! Gostei de veras. Compram as flores? devem gastar uma dinheirama!

Cumprimentos

antonio disse...

Olá! Não, não compram as flores... algumas são campestres e outras dos jardins de cada um.
Obrigado pela visita, cumprimentos