sábado, 12 de julho de 2014

A lenda...

 Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança ao colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia : 
" Entre e apanhe tudo o que desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois de sair, a porta fechar-se-á para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal..." 
A mulher entrou na caverna onde encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas joias, colocou a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa disse novamente: "A partir de agora, só lhe restam oito minutos." 
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta fechou-se... Lembrou-se, então, que a criança ficara dentro e a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco e o desespero, sempre...
O mesmo acontece, por vezes, connosco. Temos uns oitenta anos para viver neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: "Não se esqueça do principal!" E o principal são os valores espirituais, a vida, as amizades, o amor !!! Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais fascinam-nos tanto que o principal vai ficando sempre de lado... 
Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial: "Os tesouros da alma!" Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa breve e que a morte chega de inesperado. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações.
Teremos corrido a vida inteira de um lado para o outro, o tempo todo, esperando descobrir a chave da felicidade... 
...Mas é necessário abrir os olhos e pensar que as coisas boas estão dentro, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos de motivos. Enquanto tivermos alguma coisa a fazer, alguém para amar e alguma coisa a esperar, seremos felizes!

2 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Não conhecia a história, mas está bem apanhada e bem contada e a moral é da maior importância: a avidez da riqueza faz-nos esquecer aquilo que, de facto é importante.

Beijos

antonio disse...

É verdade mFátima... o poder e o dinheiro sobe por vezes à cabeça e transforma as pessoas. São exemplos como este que nos fazem reflectir e nos ajudam a ver o Mundo com outros olhos. Obrigado mais uma vez pela visita. Saudosos beijos