segunda-feira, 20 de abril de 2015

Santa Luzia 2015


 Peregrinação à santa Luzia Falgueiras... também aqui já não revivem os tempos de antiganente; as pessoas veem nos seus automoveis e logo após a missa e procissão pôem-se a andar, era tão pitoresco comer e ver comer as merendas trazidas da casa e estendidas pelos campos e em volta, esfomeados, esperavam os convivas. Já não aparecem as tendas, e as reputadas cerejas no pauzinho desapareceram. A missa campal é o ponto forte desta romaria, seguida da procissão.
 Tudo se vai com o tempo... e o charme destas tradições que os oriundos tentam perservar. esgueiram-se silenciosamente por entre o orgulho cinico e vaidoso, às escondidas como os ladrões dos grandes caminhos.Até a imagem de Santa Luzia sofreu péssimas modeficações de pintura, havendo mesmo pessoas a acusar os responsáveis de ter trocado a verdadeira imagem, vendida por milhares de euros, por outra cópia que não tem referenciada a sua beleza.
 Os moradores de Murçós ainda consideram a sua romaria preferida vindo massivamente, e de salientar a beta, o pequeno Ruben, e os companheiros que todos os anos percorrem o caminho a pés, por caminhos sinuosos e repletos de mato, não fosse a estrada em terra batida, que os nossos miseráveis governantes esquecem de asfaltar... há tanto dinheiro mal gasto! Mas, como é óbvio, salve-se quem poder...



Sem comentários: