domingo, 14 de maio de 2017

Avec le temps va, tout s'en va

 A primeira colocação do jovem Sacerdote foi anunciada pelo Bispo da época. A tua primeira Paróquia será Avelanoso – disse-lhe uma manhã cedinho o superior – Vais substituir um dos grandes da igreja… infelizmente a idade já não lhe concede todas as faculdades, e Deus não pode fazer as coisas por ele… os Paroquianos são exigentes, mas não fiques preocupado que vais ter o padre Anselmo contigo durante algum tempo, e a mim de olho nos dois.
O padre Francisco apesar de se preparar mentalmente para esta difícil tarefa, ficou como aterrorizado; em primeiro lugar porque nem sequer sabia onde ficava essa Aldeia, nem tão pouco o que o esperava. Foi a casa nesse fim-de-semana anunciar a grande notícia, mas não escondeu aos pais o receio que o atormentava. – Deus vai ajudar-te, meu filho – reconfortava-o a mulher mais carinhosa que ele conhecia depositando um beijo na testa quente do jovem.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avelanoso - Avelanoso foi uma pequena freguesia, em tempos conselho de Outeiro, depois agregada a outra, por não possuir os habitantes necessários (150) e é agora do Município de Vimioso. Os paroquianos bastante complicados dado o estatuto social rural e grande parte deles analfabetos. O padre Francisco, sentiu-se durante longos meses encurralado nos confins da terra, sem amigos, e muito poucos com quem pudesse ter uma conversa citadina, civilizada e de interesse. O padre Anselmo vivera ali desterrado mas feliz. Tinha tudo quanto queria, inclusive os prazeres da carne que uma beata sempre
  discretamente lhe oferecia em noites medonhas de inverno. Nunca sentiu a solidão esmorecer-lhe nem a vocação, nem os prazeres mundanos… e dizia já com falhas de lucidez: - Aqui, meu caro aprendiz, você tanto pode conquistar a amizade e ser reconhecido como adulterado e ui! Compreende-me não é verdade? – claro!
Mas o padre Francisco andava alheio a tudo quanto o rodeava. Na Eucaristia Dominical metia os pés pelas mãos, fora tristonho, sem aquelas cores rosadas que faziam das suas bochechas charmosas um pimpão – como diziam as garinas interessadas…

O seu calvário durou dois longos anos… chegou mesmo a duvidar da professia descrita nesta fonte. Rito de ordenação[editar | editar código-fonte]

O Rito de Ordenação realizado por um bispo validamente ordenado é o que "faz" um sacerdote (já tendo sido um diácono).
O Rito de Ordenação ocorre dentro do contexto da Santa Missa. Depois de ter sido chamado para a frente e apresentado à assembléia, o candidato é questionado. Ele promete com diligência desempenhar as funções do sacerdócio, respeitando e 
obedecendo aos seus superiores religiosos. Em seguida, o candidato se prostra diante do altar, enquanto os fiéis reunidos se ajoelham e rezam, cantando a Ladainha de Todos os Santos.
A parte essencial do rito é quando o bispo impõe as mãos em silêncio sobre o candidato (seguido por todos os sacerdotes presentes), antes de oferecer a oração consecratória, dirigida a Deus Pai, invocando o poder do Espírito Santo sobre aquele que está sendo ordenado.
Após a oração consecratória, o recém-ordenado é investido com uma estola e uma casula, pertencentes ao Sacerdócio Ministerial, em seguida, o bispo unge as mãos com crisma antes de apresentá-lo com o cálice sagrado e a patena que ele vai usar quando presidir à Eucaristia. Depois disso, os dons do pão e do vinho são apresentadas pelo povo e dado ao novo padre. Então, todos os sacerdotes presentes, concelebram a Eucaristia com o recém-ordenado tomando o lugar de honra à direita do bispo. Se houver vários recém-ordenados, são eles que se reúnem mais próximo do bispo durante a Oração Eucarística.
A imposição das mãos do sacerdócio é encontrado em 1 Timóteo, 4:14:
"Não desprezes o dom que você tem, o que foi conferido a você através da palavra profética com imposição das mãos do presbítero".

Para ser transferido ameaçou abandonar o sacerdócio, e como na Igreja católica os escândalos e vergonhas cobrem-se com mantos dourados, foi-lhe atribuída outra paróquia: MEIXEDO- 





Sem comentários: