quarta-feira, 28 de março de 2018

SANTA PÁSCOA

 Era assim nos nossos tempos das vacas magras contentando-nos com uns rebuçados, laranja ou coisas idênticas perdurando através dos tempos como uma das tradições mais engraçada e desejada das famílias. Quando eu era puto, não tínhamos jardim nem ovos de chocolate para esconder, partíamos à procura dos ninhos de galinha que punha fora de poleiro, nos sequeiros, ou medeiros de palha, palheiros etc. quando encontrávamos o tesouro a festa fazia-se secretamente, não fossem os donos reclamar os ovos. Uma frigirada sabia que nem carões de noz!
Hoje em dia os putos não ligam a folar e muito pouco aos ovos e coelhos de chocolate… no seu Tablet aprenderam tanta coisa que a magia que nos induzia a nós pela simplicidade dos atos, revela-se neles como uma estupidez dos cotas que não admitem e muito menos querem partilhar. Porém não abdicam da prendinha, mais útil em dinheiro, para poderem fazer o que muito bem lhes apetece. Quem está certo e quem está errado? Venha o diabo e responda… eu acredito na evolução dos tempos, embora guarde num cantinho secreto do meu coração nostálgicas recordações. Também já não me sabe o folar porque as exigências alimentares saudáveis a tal me obrigam… nem uma rodela de salpicão, chouriça ou alheira, casulas, focinho
de porco, orelha e queixada num bom cosido à portuguesa; tudo isto o tempo levou… mas, tal como os putos, saboreio um big hambúrguer, uma pizza napolitana, e umas francesinhas bem confecionadas… cheguei a comer 3 bem recheadas com a magia de um molho extra da minha cunhada, a quem estou grato.
A preparação da fogueira é mais uma tradição que a juventude não deixa perder por nada; tal como a fogueira e o tocar dos sinos dia e noite. Festeja-se assim a Páscoa em Murçós, sejamos poucos ou muitos, a união faz a força! Esperamos a visita de numerosos filhos da terra e até mesmo os que a adotaram com amor e carinho. SEJAM BEM-VINDOS e para os que não podem estar presentes fisicamente, tenho a certeza que estão com o coração, SANTA PÁSCOA onde quer que estejam e com quem mais desejarem. São o votos desta página. 

Sem comentários: