sexta-feira, 11 de maio de 2018

A sentença de salomão

 A sentença de Salomão
Salomão sentenciou usando astuciosamente uma ratoeira às duas mulheres que pretendiam ser mãe do filho vivo. Pilatos lavou as mãos suspeitando de que lado estava a verdade. Judas traiu e enforcou-se arrependido, e Pedro só depois de o galo cantar três vezes, admitiu a sua traição…
Na vida real podemos assimilar milhares de casos, vividos ou simplesmente informativos através das redes sociais e outros meios de comunicação. O Português tem genes entranhados de etnia indefinida que o repulsa e estimula simultaneamente. Já dizia um mestre que tive: Pour les portuguais il n’y a pas de obstacles! Resumindo:
Se grande quantidade dos lesados e oprimidos se resignam receando represálias contundentes, os chamados de reacionários – como eu – tem sempre uma palavra a dizer quando observa injustiças para colmatar benefícios pessoais ou coletivos, interesses, políticos ou religiosos, por deixar de acreditar que: “cada um paga por si” mas ninguém paga por todos.
O beatismo e as convicções politicas, transformam num banzé as populações, sobretudo as mais carentes, roubando-lhes as munições reservadas à imunidade. O suborno e a corrupção tornaram-se o pão nosso de cada dia, e só sobe a escada aquele que aquiescer. De volta fecham-se os olhos ao licenciamento e projeto de certas construções em troca de dois votos nas eleições. Constroem-se armazéns dimensionais em cima de ruas enquanto outros são obrigados a recuar 12m do centro da rua, apresentar levantamento, projeto e licença, para a construção de uma barraca de 50m2. Onde vive a justiça? A divina? Tretas tio gretas.
Em Murçós, em tempos bem recentes, alguém apelidou os lideres de: “coveiros do povo” O túmulo tornou-se demasiado pequeno e os coveiros aumentam cada vez mais e mais livremente! Será que nunca ninguém se perguntou por que razão um solo tão rico e uma população tão apaixonada pela terra, nunca mexeu palha para lhe dar a dignidade a que tem direito? Pelo contrário vão depenando até cair no abismo, velando simplesmente pelos interesses pessoais… e tem saudades! E chamam-lhe a minha linda terrinha! Aqui levanta-se pilatos e pergunta: quantos eras no tempo dos sensos? – 233. Quantos votantes nas últimas autárquicas? – 260; mas então porque deixou de ser freguesia? – Porque deixou de haver tomates – responderia um louco qualquer.
O nosso sino já funciona com comando a distancia, muito mais adequado ao estado de saúde do sacristão; felizmente só bate as horas, e o relógio não foi colocado na fachada frontal deteriorando a beleza característica.
Deixei para último um recadinho para os senhores mandões: É lamentavelmente vergonhoso tanto para os responsáveis autárquicos, como para os municipais, enviar uma funcionária, como uma caçadora de clientes, para anunciar o pagamento permanente da água juntamente com os resíduos e tratamento de saneamento, e chantagear o povo com ameaças de pagamentos extras, caso não aderissem imediatamente. Será que só conhecem a Aldeia em tempo de eleições? O mínimo que lhes competia fazer era dar a cara, reunir as pessoas e esclarecê-las, quanto às nascentes, contadores, e tabelas de pagamento. Mas não, refugiaram-se todos por detrás de um manto que considero de cobardia, deixando ao deus dará os
 munícipes votantes que ajudaram a elegê-los, mas, como é óbvio, o slogan utilizado “sim é possível” só servia para subir ao pelouro. Se são esses os métodos utilizados para arrumar a casa – como V. Exª dizia – não é de todo a mais desejada. Também os seus assessores têm a sua cota parte de responsabilidade, sobretudo a chefe de serviço, que por acaso até é meia de cá! Quanto aos contadores são propriedade dos moradores o que podem exigir o pagamento de uma taxa.
Quanto aos representantes da freguesia, já não me surpreende, sobretudo o do presidente funcionário camarário, não tem credibilidade, nem suporte politico para desempenhar qualquer função.
Manifesto a minha revolta, não porque não concorde com a entrega às águas de Portugal com gerência da câmara, embora considere os preçários excessivos em relação a outros concelhos, e o tratamento da água que durante o inverno deixa de ser bombeada e como as nascentes não tem tratamento vamos continuar a ter nas torneiras água imprópria para consumo, e a correr pela valeta baixo, e nós a pagá-la. Também não beneficiamos das águas de regadio, pelo que se justificava outros preços.
Esta é a tabela juntamente com os resíduos e tratamento saneamento:
·         Resíduos = 3;00
·         *saneamento = 1,50
·         Água até 5m3 = 0,60 x1m3
·              “    de 6 a  10m3 = 0,90x1m3
·            “       de 11 a 20 = 1,65 x 1m3
·         Mais de 21 =2,70 x 1m3


Sem comentários: