segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sentado na pedra


Quis abraçar-te. Havia a estrela, e aquela música tão diferente de todas as outras. Havia frio lá fora e tu estavas no aconchego da gruta. Havia ali reis de joelhos, e todos olhavam para ti, e parecia que nada mais existia senão olhar para ti e querer abraçar-te.
Quis abraçar-te porque eras assim pequeno e sem defesa, e os meus braços me pareciam fortes. Porque me tinham dito que eras Aquele que tínhamos esperado; que eras tu o fruto da grande espera. E que ao abraçar-te se abririam caminhos novos, com cores novas; e que veríamos aquilo que antes não podíamos ver; e que conheceríamos a música que tinha estado escondida durante longos séculos.
Onde estarias? Continuei a procurar-te – ou a fugir de tudo aquilo? Andei por muitos lugares. Cruzei-me com homens tristes e crianças ocas. Encontrei uma mulher cujo filho partira havia muito e não voltara; e um velho muito velho a quem não deixavam viver na casa da família que fundara. Vi os doentes e aqueles que, tendo saúde, sofriam por dentro qualquer coisa pior que a doença.


Quis abraçar-te e estendi os braços e trouxe-te para o meu regaço. A tua Mãe olhava-nos com um olhar que era de orgulho e de encorajamento.
Abracei-te. E beijei-te. Pareceu-me que queria comer-te com beijos e que isso era possível.
E foi então que sucederam muitas coisas que não esperava. Não tinha conseguido deixar de fechar os olhos, e, enquanto te abraçava, senti que estreitava um corpo que se tinha tornado bem maior. Que suava, que sangrava, que tinha sido golpeado.
Estremeci e abri os olhos. Mas já não havia reis, nem presentes; nem eu te abraçava já. Não se ouvia a música. A gruta tinha-se tornado fria, e nas palhinhas estava deitado um leproso.
Saí, a correr, da gruta. Assustado. Onde estarias? Lá fora, a paisagem tornara-se deserta e o sol queimava. Um abutre esperava a morte de uma criança escura, em extremo magra, que, quase deitada de bruços sobre a terra vermelha, não tinha forças para se mexer.




Onde estarias? Continuei a procurar-te – ou a fugir de tudo aquilo? Andei por muitos lugares. Cruzei-me com homens tristes e crianças ocas. Encontrei uma mulher cujo filho partira havia muito e não voltara; e um velho muito velho a quem não deixavam viver na casa da família que fundara. Vi os doentes e aqueles que, tendo saúde, sofriam por dentro qualquer coisa pior que a doença.
Paulo Geraldo


Perturbado e confuso, mergulho na profundidade brumosa... espelho-me, mas, não me vejo...

3 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Paulo

Gostei muito da parábola que escreveu e do modo gentil como se/nos interroga: porque procuramos longe, se aquele por quem procuramos está entre nós - é um de nós; o mais necessitado de nós todos?

Ainda se me fecham os olhos por não conseguir enfrentar o horror presente na fotografia que refere: a do abutre que espera a morte da criança por inanição. A morte pela fome é, creio, a moderna forma de crucificar os inocentes.

Fico-lhe muito grata pela partilha

Cumprimentos

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Parabéns por teres granjeado um colaborador da craveira do Paulo.

Parabéns também pelo trabalho de edição.

Beijos

antonio disse...

Fátima: começo por agradecer a visita. Quanto à colaboração do Paulo, é apenas um empréstimo de partilha... gostei do texto, e, editei-o. Beijos