terça-feira, 9 de outubro de 2012

FREGUESIA DE MURÇÓS for ever


A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros, reunida ontem em sessão extraordinária, aprovou a redução de 38 para 30 as freguesias do concelho. A proposta que irá ser apresentada à Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, prevê a agregação do número mínimo de freguesias de acordo com os parâmetros definidos pela Lei n.º 22/2012 de 30 de maio.

Bagueixe, Burga, Edroso, Murçós, Santa Combinha, Soutelo Mourisco, Vilar do Monte e Vilarinho do Monte, as 8 freguesias do concelho com menos residentes, entre 31 e 153, de acordo com os dados dos Censos 2011, são agregadas a freguesias contíguas, formando um total de 6 agrupamentos.

A pronúncia da Assembleia Municipal prevê assim a criação da União de Freguesias de Ala e Vilarinho do Monte, com sede em Ala; a União de Freguesias de Bornes e Burga, com sede em Bornes; a União de Freguesias de Castelãos e Vilar do Monte, com sede em Castelãos; a União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco, com sede em Espadanedo; a União de Freguesias de Podence e Santa Combinha, com sede em Podence; e a União de Freguesias de Talhinhas e Bagueixe, com sede em Gralhós.

  • As restantes 24 freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros, manter-se-ão com composição, denominação e sede inalterada. A proposta de redução do número de freguesias para 30, foi aprovada com 42 votos a favor, 3 contra e 22 abstenções
  •  Eis a recolha do que semearam incompetente os actuais presidentes de algumas destas freguesias agrupadas... injustiças, interesse ou desinteresses, incompetência de uns, astucia de outros, historial fora do contexto, baseado em critérios surrealistas, pobre País!... Cortar o mal pela raiz seria benéfico para toda a gente, neste momento austero para os burros em vias de extinção... e, glorioso para os raposas manhosas que antecipam, os factos a seu favor, através dos enviados para a realização dos censos 2011. Para que servem as Freguesias? Se o Município manda em tudo, para onde vão cento e trinta mil euros enviados a freguesias de 200 habitantes onde só moram 90, durante o mandato de 4 anos? Quem semeia ventos recolhe tempestades! Obrigado Presidente das areias...

2 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Acabei de ler a notícia no Mensageiro e cortou-se-me o coração. Para saber as de Bragança, terei de esperar pela edição em papel (5.ª feira) e estou que não posso, com a ansiedade.

Eu nem sei que diga à enormidade de juntarem tantas freguesias uma só: Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo... e foi a própria assembleia municipal a fazer tal serviço. Que mil diabos levem quem tamanha anormalidade pariu!

A expressão que costumamos usar "que limpem as mãos à parede" já não chega. O desabafo não basta. É preciso que o povo volte a ter consciência de que é povo e aja como deve!

Estou furiosa, Tonho. Tão furiosa!

Beijos

antonio disse...

Também eu estou furioso Fátima... mas, mais com a incompetência do Presidente da Freguesia de Murçós, assim como o tesoureiro que foi o coordenador da realização dos censos, ficando dezenas de cidadãos sem ser recenseados, embora residentes, mas como não estavam presentes, passaram à frente, até com aqueles que estavam a estudar, Fui eu a fazer os de 2001, e havia 228 residentes mais 30 residentes ausentes... acontece que todos os presidentes de freguesias já sabiam dos agrupamentos, e, anteciparam as freguesias limítrofes que até tem menos residentes que nós, incluindo todos os que tinham cartão de cidadão com residência na freguesia nos censos. São todos uma cambada de inúteis, porque deveriam ter-se baseado na base de dados de identificação civil, sabendo que os censos são a maior parte das vezes falsificados... assim agrupam 8 aldeias em Espadanedo que tem menos eleitores que Murçós! Lamentável! mais ainda... nos censos temos 200 vivendas e 134 residentes. Quando eu fiz , havia 90 habitadas e 60 sem habitação permanente... o que significa que aumentaram 50 vivendas, e fugiram de Murçõs cerca de 90 pessoas... ridículo
Beijos!