domingo, 29 de maio de 2016

Maria simplesmente( para o amigo Orlando)




ESQUECIMENTO
Esqueci-me de viver o presente.
Navego em águas estagnadas
No sonho feito pó, acumulado nas minhas asas 
Em pétalas de rosas orvalhadas.
Em curvas sinuosas
Em rectas de alcatrão anegradas
Oiço o silêncio ecoar no coração destroçado.
Um guitarra velhinha que toca e geme baixinho o meu e o teu triste fado.
Entre a sorte e a desdita de um trevo de quatro folhas perdi a inocência.
E a vida continuou na linha tracejada em pontos e reticencias.
Perdi a paz de espírito num céu pouco estrelado
A meninice e juventude num horizonte enublado.
Queima-me o deslizar das lágrimas nos seios alquebrados
Esqueci-me de viver, em passos acorrentados.
Entre o passado e o presente assumo os meus pecados…
Tinha um corpo de cristal puro e um coração aos bocados
O corpo envelheceu e quebrou
E o coração de papel acabou por ser rasgado.
Pelos cantos da minha boca sai-me, a raiva em saliva
Mordo o sorriso que rio, baixinho e em surdina
Perdi a voz inocente, timbrada e cristalina.
Agora vivo num mundo onde semearam maldade
Tomba a noite do céu, com a falta de integridade
Procuro insistentemente os meus cacos partidos´
As arestas do meu perfume nos estilhaços de vidro.
Oiço bater à minha porta o silêncio da solidão
Responde a garganta que grita a palavra da negação.
Apalpo uma lágrima vertida
Oiço o tic-tac do coração
Acaricio uma melodia e uma doce sensação.
Continuo encarcerada
Numa gaiola dourada, com grades de solidão.
M.C.M. (São Marques

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva Tonho,
Como tens andado? Queria dar-te força, se ainda a tenho, para continuares com o teu blog, mas hoje o meu agradecimento vai para a D. (Dra?) São Marques.
D. São Marques
Li, reli e voltarei a ler este poema (bem como os já postados). A introspecção que me provocou foi profunda. Penso que cada alma tem o seu caminho e refazê-lo também é viver. Sei que dentro deste seu ser também existe muita alegria, muito altruísmo e sobretudo um dom que nos faz pensar. Continue assim com estes poemas tão belos e embeleze-os com a alegria de viver.
Se me permitir irei espreitando novas obras.
Obrigado.
Para ti Tonho, até breve, espero durante este verão passar um ou dois dias em Rebordainhos.
Um abraço.

Orlando Martins

antonio disse...

Oi Orlando!Muito obrigado pela intenção... mas, como tens andado? Espero poder conversar contigo em Agosto. Há tanto tempo que não nos vemos?
Quanto aos poemas também os considero extrordinários, sobretudo a facilidade da autora cujo dom está bem presente. Mas o perito és tu e se tiveres rascunhos que queiras partilhar envia-me. Este espaço foi para mim uma paixão, hoje considero futil tudo o que fiz ou faço, pelo que terá os dias contados.
Grande abraço deste fiel amigo.