domingo, 8 de maio de 2016

Murçós em movimento


  O dia anunciava-se frio e chuvoso. Durante a noite uma tempestade medonha tinha passado por aqui e no aconchego dos lençóis ouvia-se o vento uivar, a água bater nas telhas como se um furacão se estivesse a preparar: Finalmente já de madrugada serenou, e por volta das 10h da manhã começaram a ouvir-se os primeiros vrrumms dos escapes das motos que paulatinamente compareciam no evento preparado minuciosamente com antecipação por quem deseja ver uma Aldeia em movimento quebrando a monotonia de dias menos agradáveis. Foram duas mulheres rijas e valentes quem meteu mãos à obra, arregaçando as mangas contra diversidades, animosidades, críticas destrutivas, afronto pessoal, pois nesta terra, infelizmente, só quem se une ao toque do sino é digno e idolatrado…
Estes eventos trazem um balão de ar puro às Aldeias condenadas à desertificação, envelhecimento e pacatez. Porém, existem custos e árduo trabalho, recompensados com a alegria juvenil convivendo ao mesmo tempo que sentem a adrenalina, encontros e reencontros entre jovens de Aldeias diferentes com a mesma formação cultural e a necessidade de gastar energias convenientemente sem andar por aí a transformar em mal o bem que lhes foi transmitido pelos seus pais.
O mata-bicho copioso esperava-os na antiga escola onde várias mulheres se ativavam para que nada lhes faltasse. Mais tarde viria o jantar também confecionado com ingredientes típicos da nossa região… mas antes partiram alegremente pelo circuito previamente traçado, uns após outros, com os malabarismos segundo a possibilidade de cada um, com a ideia bem fixa de se divertirem passando um Domingo diferente por terras que uns conheciam e outros descobriam à medida que avançavam. Murçós é um lugar ideal para estes passeios, dado o terreno acidentado nos 21 km2 que circundam. Saíram pela estrada que liga Murçós a Agrochão em terra batida para bifurcar em direção ao escairo atravessando a ribeira, nesta altura com água abundante,, passando pelas pontes e depois seguir para o avessedo onde se revitalizariam com bebidas até voltar ao café “sequinha” de onde votariam a sair pouco tempo depois em direção de água-de-alte onde foi preparado previamente com máquinas um circuito especial. Aqui mostraram tudo quanto sabiam fazer pendurados numa motocross ou moto quatro, e o espetáculo foi garantido perante os olhares curiosos, que nem o frio reteve.
O almoço, bem merecido, pelas 16h da tarde, chamou-os novamente ao outão, com ar de cansaço e as máquinas num estado a suscitar um bom banho… Finalmente libertos de compromissos comeram e beberam à vontade. Até a chuva lhes fez uma prenda: não cair enquanto manobravam. Parabéns e voltem sempre. Felicitações para as organizadoras





















Sem comentários: