sábado, 25 de fevereiro de 2023

O azul do céu deixou lugar à branquinha

Amanheceu na minha vida «por AB Vinda não se sabe de onde, branca e leve caía, que nem os meus sonhos turbou, meu Deus mas que alegria! Lembrando-me os meus tempos de criança, que havia tantos anos não sentia, atirando bolas a quem passava, de pés e mãos geladas, como se fosse um presente, brincando por cima do seu manto, neste eterno e grande encanto, onde a magia milagrosa, se expandia pelos campos e mesmo nos mais pequenos recantos, cujos segredos guardaram, dos tempos que já passaram, e que a saudade trás de volta, cada vez que passo a porta, da casa que já não é a minha, das ruas onde brinquei, da terra que me viu crescer, com sincelos nos telhados, para enfeitar os beirais, onde se abrigavam pardais, que vigilantes aguardavam, ver um cibaco no chão que com tanta rapidez traziam, aos filhinhos nos seus ninhos, tiritando de frio e de fome porque a rudez do inverno a miséria e a alegria dormiam juntas noite e dia. A serra vestiu-se de branco de onde surgia este encanto. Também os telhados festejaram lacrimejando felicidade que os sincelos hábeis recolhiam para serem vistos e admirados, pelos passantes resfriados correndo para a lareira onde um monte de lenha ardia, e a fumaceira os olhos punia, quando a cheminé que havia tantos anos fumava olhava em seu redor e gostava de preto no branco assim era até que chegasse a primavera, com três longos meses de espera. Silenciosamente a neve caía para não acordar ninguém, e as árvores com a vénia que as carateriza, todas de branco vestidas pareciam o paraíso. Não enxerguei pisadas de menino rapaz ou rapariga, talvez ainda dormissem longe da terra onde a neve caía. Silenciaram-se os motores, a procissão ia passando poucos ou muitos qual é a impotência? Se a neve veio visitar-nos e nos considerou, façamos-lhe a festa de honra, toquem trombetas cantem os passarinhos, marchemos nestes caminhos tão lindos, que as medalhas dispensamos, apenas agradecer ao senhor que a mandou, e tanta alegria nos proporcionou.

Sem comentários: