segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia de Santa Luzia

 A peregrinagem à santa Luzia, pelos fiéis moradores de Murçós, é uma tradição que vem de tempos longínquos, cuja perseverante dedicação, e crença, ainda hoje, se torna indispensável a visita a esta romaria, quase uma obrigação.

Ontem, 80% dos moradores de Murçós, prepararam as suas merendas, o sol radiante convidava ao passeio, meteram-se nos seus carros, direção às Falgueiras, para assistir à Eucaristia programada para o meio-dia. Ainda houve quem fizesse o caminho a pés, O Ruben de tenra idade, e sua mãe que em tempos ainda recentes tinham feito o mesmo percurso, por promessa, carregando a mãe, com o miúdo às costas, durante todo o caminho.

Sozinho, na minha carrinha, tomei também este caminho, pelo qual centenas de pessoas andaram em tempos, para ir á festa da Santa Luzia… a paisagem é maravilhosa, sentimo-nos serenos, uma paz indiscritível, por terrenos acidentados, floridos e perfumados selvagemente com a naturalidade adquirida pelo nosso planeta terra. No meu lento percurso, avistei a linda capela da Senhora do Areal, que lá da sua encosta abençoa aqueles que a olham com olhos admirativos e a veneram. Também a linda Aldeia de Agrochão, aparece no cimo da montanha, beijada pelos raios luminosos do sol… acolhedora, sorridente, acostumada à passagem destes fiéis, que através dos tempos 
 guardaram bem presente o dia da festa da Santa Luzia.
 . Chegado às pontes, onde o antigo moinho, embora reestruturado, merece a nossa reverencia pela beleza do local. A água corria suavemente, por entre ramos variados do arvoredo que brota com todas as forças. Aqui foi criado um espaço para merendas, numa envolvência extasiante!
 Quedei-me por alguns minutos, parado na ponte, a admirar e saborear a serenidade do corpo e da alma. Mas, como não podia quedar-me ali indefinidamente, segui o caminho que me levou até ás Falgueiras. Chegado aí, e antes de visitar a capela, passei, já a pés, junto do local que noutros dias fora uma eira, onde se dançava ao toque de autofalantes…lembrei-me do que tinha ouvido contar: a rapaziada de Murçós, nos anos setenta, quando saíram as “motos”juntaram-se em volta da dita eira 45 veículos, todos vindos de Murçós, o que impressionou, o pessoal presente, e justifica a reputação de uma grande Aldeia. ou motociclos de 50cm3, “ zumdapes xf 5 ou saches, n’um dia de romaria da Santa Luzia,
 
 Finalmente, a procissão com os andores ornamentados com lindas flores naturais, comprovou a multidão que veio como todos os anos visitar a pequena Aldeia… crentes, e devoção reveladas.
No final, cada qual escolhe o lugar para instalar a abastada merenda, saboreá-la, e dar ao “papo” falando de coisas e de outras.


9 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Santa Luzia bem merece a festa - afinal protege-nos contra a cegueira. E deve ser por isso que foi colocada em local de tão amplas vistas. Lindíssimo, como bem descreves e mostras.

Beijos

antonio disse...

Mais uma vez o meu bem-hajas pela gentileza... é verdade, como disse o Sr. P.e, a hitória da Santa Luzia já a ouvimos desenas de vezes neste recinto... soblinho a visita desde há 37 anos do Armindo e da Olga, com os quais conversei pensando que seria por promessa, mas afinal é apenas por devoção que vem todos os anos visitar a Santa Luzia. Beijos Fátima

Eduarda disse...

Ainda me lembro das ídas com os meus avós à Sra da Serra e ao S. Bartolomeu. Eram dias de festa, de convívio e devoção. Vão longe esses tempos, mas enquanto a memória não me trair vou lembrá-los com alegria.
Um abraço pelo que me ajuda a recordar com carinho.

Anónimo disse...

Onde fica iço? num dice

antonio disse...

Olá Eduarda! É para mim um prazer recordar com os que recordam... à Senhora da Serra fui desenas de vezes sempre com o mesmo entusiasmo, ao S. Bartolomeu menos. As mentalidades mudaram, talvez com a ajuda do facilitismo... com tudo, cada um vive a sua geração, e as recordaçõse seguem-nos até ao final da caminhada. Retribuo o abraço com gratidão

antonio disse...

Caro anónimo: se a sua pergunta é: " onde fica isso... não disse" ?
Se se está a referir à Santa Luzia, informo que fica na Aldeia de Falgueiras, concelho de Vinhais e fregusia de Ervedosa, na estrada que vai da torre da D. Chama a Bragança.
Espero ter sido explicito na minha resposta e agradeço desde já a sua visita e comentário. Cumprimentos

Anónimo disse...

Merci é cou num sabia onde ficaba a santa lusia.Mêsmo asim fica lá pró cu de judas ã!

antonio disse...

Il n'y a pas de quoi Sr. (a) Anónimo... o mais importante é que saiba onde fica o: " cu de judas!... Não?

Anónimo disse...

ou sei lá onde é quiço fica mas gustaba ca minha terra tibese ûa cousa cumo êsta cu senor antonho tãoben escrebe.