domingo, 9 de março de 2014

O Menino e o Cachorrinho

O Menino e o Cachorro

Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.

- Entre 30 e 50 euros, respondeu o dono.

O menino puxou uns trocados do bolso e disse:

- Mas, eu só tenho 3 euros... Poderia ver os filhotes?

O dono da loja sorriu e chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando de forma visível.

O menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:

- O que é que há com ele?

O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril - mancaria e andaria devagar para sempre.

O menino  animou-se e disse com enorme alegria no olhar...

- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!

O dono da loja respondeu:

- Não, tu não vais querer comprar esse. Se quiseres realmente ficar com ele, eu to dou de presente.

O menino emudeceu e, com os olhos cheios de lágrimas, olhou firme para o dono da loja e disse:
- Eu não quero que o Sr. me ofereça. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo.

Na verdade, eu dou-lhe 3 euros agora e 50 centimos por mês, até completar o preço total.

Surpreso, o dono da loja contestou:

- Tu não podes querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar contigo e com os outros cachorrinhos.

O menino ficou muito sério, acocorou-se e levantou lentamente a perna esquerda da calça, deixando à mostra a prótese que usava para andar...

Olhou bem para o dono da loja e respondeu:

- Veja... Não tenho uma perna... Eu não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que compreenda isso.

Assim é na vida real, às vezes somos como o vendedor de cães. Ao ver alguem diferente já vamos achando que é imprestável sem ao menos analisar os valores da vida. No entanto, qualquer que seja o defeito de cada um, uma vez que saiba conviver com ele, adapta-se de forma a poder seguir seu caminho. Jamais coloque seu ponto de vista sobre qualquer diferença que alguém possa apresentar, pois pode ter uma razão completamente diferente da sua. Aprenda a ver as situações de todos os angulos possiveis antes de colocar seu próprio julgamento. Compreenda então as razões que motivam as pessoas a agirem de outra forma. 




Sem comentários: