quinta-feira, 10 de maio de 2012

ESCOLARIDADE EM MURÇÓS 2ª parte

A partir dos anos 70, já com os novos edifícios escolares, construídos em granito, quartos de banho e outras comodidades, a nova geração de jovens, usufruiu de certos direitos, e mesmo os métodos de ensino e aprendizagem sofreram numerosas modificações, algumas benéficas, outras obrigatórias mas que não obtiveram os resultados desejados.
Aqui, em Murçós, foram mandados instalar, pela Câmara Municipal, em parceria com o Ministério da Educação dois pavilhões pré-fabricados, os quais serviriam: um deles como infantário, o outro com duas salas, para aulas de 5ª e 6ª classe, denominada: telescola. Eram programas de educação televisivos, implantados com a finalidade de levar até aos menos favorecidos, dos meios rurais, e com frágeis posses financeiras, uma escolaridade, mais tarde obrigatória, apelidada 5º e 6º ano. Por força das circunstâncias, e evolução do ensino, deixaram de existir as: admissões ao liceu, exame que facultava a entrada nas escolas secundárias, assim como o 1º e 2º ciclo, chamados preparatórios. Os anos de escolaridade começaram a denominar-se 1º, 2º, e assim sucessivamente até ao 9º, prolongando-se mais tarde ao 12º, facultativo.

Professores: D. Fátima, D. Teresa E Prof. Teodoro
alunos a reconhecer
Em 2005, fecharam definitivamente as portas a estes edifícios escolares, condenando a Aldeia a uma monotonia preocupante, doentia, quase desesperada…a desertificação tornou-se fatalidade inevitável. Foi demolido um dos pavilhões, e com ele, as diversas fontes de recordação que alimentavam sonhos passados.



2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde so queria corrigir um pequeno erro esse professor nao é o professor CHICo mas sim Teodoro. Obrigdo pela atençAo

antonio disse...

Sr.(a) Anónimo: grato pela sua visita, e sobretudo pela rectificação que se impunha e que já foi efectuada.
Atenciosamente com os meus cunprimentos