domingo, 13 de maio de 2012

SR. PADRE CONFESSE OS SEUS PECADOS

Sr. padre de Murçós, abade de ocasião, o seu assédio moral e físico, é ignóbil, repugnante...deveria ter vergonha, se é que sabe o que é, em assediar com solicitações sem fundamento, um homem que teve um AVC recentemente. Tenha cuidado, porque pode ter que responder em Tribunal, ou ajustar contas com os familiares... vive envolvido na mentira, que em nada dignifica a religião cristã. Se lhe é conferido o direito a contas, as quais já lhe enviei por e-mail do qual guardei a cópia, sabe onde se deve dirigir, caso contrário, espere ser convocado pelo Tribunal, porque fugir, como o fez de Mascarenhas, ficando a dever ao empreiteiro 26,000.00 não é a solução, muito bem pregada, com avareza e mesquinhez. Não tente ludibriar as pessoas simples e honestas, cujos donativos lhe ficarão na consciência, já que sua excelência não doou um tostão, não deu um passo para a construção do lar, aliás é um dos responsáveis do seu afundamento, juntamente com as pessoas que o rodeiam, e o Presidente da Junta, o qual deteve escondido um documento enviado pela Câmara, durante três semanas, e muito menos os seus guarda costas, o Cónego e Presidente da Junta, como se aproveitaram em afirmar, mentirosa-mente, no dia 13 do Mês de Maio, na Igreja para que ninguém pudesse responder às falsas insinuações. Quiseram igualmente fazer passar a mensagem enganadora de que tudo fizeram para construir o lar de idosos... mais uma falsidade. Lembra-se de me ter dito que este lar só lhe dava dores de cabeça, que não tinha nenhum interesse em construí-lo, visto hoje estar em Murçós e amanhã poder estar em outra paróquia? Porque não dá a cara como um verdadeiro homem? Marque uma reunião e um debate frente a frente comigo num lugar onde os dois possamos falar dos verdadeiros acontecimentos referentes ao lar de idosos, o qual só foi ao ar por falta de coragem da sua parte, de personalidade, e de mentiras... apesar de ter estudado teologia, vejo-o mais inclinado para a economia, gestão de bens, os seus, porque o resumo contabilístico que inculcaram às pessoas, é mais uma vez falso. Mas não admira, as pessoas vulneráveis, acreditam em tudo o que pregadores de acções de avareza como o Sr.tentam fazer passar sem remorsos nem arrependimentos. Como sabe muito bem a construção do lar foi adjudicada,  à empresa Cunha e Reis, por 740,000,00 mais IVA recuperável a 100%, assim sendo e como tínhamos a comparticipação da Segurança Social de 364,000.00, mais 150,000.00 da Câmara, o que totaliza 514,000.00, faltando-nos apenas 240,000.00. Quanto ao equipamento, já havia um projecto para a adquirição de 100,000.00, assim como um estudo de um Engenheiro perito, para o acrescento de mais 5 camas, que a segurança social permitia.
Se o Sr. não desejava que este projecto fosse em frente, herdado como diz, por pessoas dignas, porque não o interrompeu em tempo útil? Esperou que as pobres pessoas, cheias de boas intenções, sacrificassem, 500.00 e 1000.00, que os membros da direcção sacrificasse o tempo e as despesas para as deslocações, almoços, gasolina e pedidos à direita e à esquerda, para afundar uma obra tão importante! Veja por favor a lista de donativos onde encontrará o meu, e, jamais lhe perdoarei a traição... vai pagar um dia , disso tenho a certeza.
Lembro também ao Sr. Bispo, que a Catedral de Bragança, quando foi construída, não tinham certamente, o valor total da obra em caixa... e, foram os aldeões quem ajudaram, inclusive eu. Lembro também que um protocolo foi assinado pelo pároco da freguesia, assim como um parecer favorável dado pela diocese, acompanhado dos respectivos estatutos.O Cónego que aqui trouxe, é apenas o seu reflexo num espelho mentiroso, ao dizer que tudo era claro como água, sendo opaco... se um dia a verdade vier ao de cima, deixarão de falar de pessoas que apenas se movimentaram para abortar este projecto, obtido com tanto custo por um verdadeiro homem, que tanto fez por Murçós, o Sr, Jaime, e que aproveitaram o seu estado, para o apunhalar pelas costas, nem sequer foi mencionado como fundador de uma instituição que sempre funcionou com legalidade, transparência, e eficácia até que tivemos a infelicidade de nos ser enviado, um fraco, dos que não reza a história.
Diga ao Presidente da Junta que diz esta não ser obra sua, que pelo menos, deveria ter deixado que fosse de alguém que tem amor à camisola. " Os homens passam e as obras ficam".
Isto é um resumo das personalidades hipócritas de Murçós, se as pessoas as querem considerar, o problema é vosso... quando se arrependerem é já tarde demais.

6 comentários:

Anónimo disse...

POVO DE MURÇOS E PRA VOS QUE HOJE ESCREVO PARAI PARA PENSAR EM TUDO O QUE ESTA A ACONTECER ,NAO PODE SER APENAS ESTE HOMEM DE GRANDE VALOR A FALAR O ANTONIO NAO CONSEGUE FAZER TUDO SOZINHO E PRECISO E E URGENTE QUE VOS POVO DE MURÇOS SE UNAM E FALEM TODOS A MESMA LINGUAGEM...PENSAI NO VOSSO PROPRIO BEM E NO BEM DE TODA A COMUNIDADE,A HORA E DE UNIAO POIS SEMPRE OUVI DIZER QUE ELA FAZ A FORÇA TUDO ESTA NAS VOSSAS MAOS. NAO E NAS DO PADRE SERGIO,O PADRE SERGIO SO NAO ASSINA SE VOÇES ASSIM O QUISEREM,O POVO E QUEM MAIS ORDENA..O PADRE SERGIO RECEBE UM SALARIO PARA PAROQUIAR A NOSSA ALDEIA E ELE SO PERMANECE AI SE TODOS O QUISEREM...EXISTEM MUINTAS MANEIRAS DE LUTAR E CHAMAR O PADRE SERGIO A RAZAO FAÇAM GREVE A MISSA FIQUEM NO ADRO ,FAÇAM OUVIR AS VOSSAS VOZES,GRITEM A VOZ DO POVO E QUEM MAIS ORDENA A ALDEIA E DE TODOS E E VOSSA NAO E DO PADRE SERGIO,SE PRECISAREM DA MINHA AJUDA ESTOU AO VOSSO INTEIRO DISPOR ,MAS E PRECISO QUE FAÇAM ALGUMA COISA ASSIM E QUE NAO PODEM CONTINUAR PORQUE SE O POVO SE CALAR TUDO ESTARA PERDIDO ,APELO AO VOSSO BOM SENSO NAO DEIXEM ESTE PROJECTO MORRER JAIME FERNANDES NAO VOS MERECE ISTO,ELE LUTOU MUITO POR ESTE SONHO LEMBREM SE QUE ATE GREVE DE FOME AMEAÇOU FAZER EM FRENTE A SEGURANÇA SOCIAL SE NAO LHE DESSEM A VERBA PARA ESTE PROJECTO...FICOU SEM MUITAS HORINHAS DE SONO POR CAUSA DELE E VOS QUE FAZEIS...?BAIXAIS A Cabeça...nao pde ser ha que tomar coragem muitos donativos ja foram feitos ,outros ainda vao chegar para a frente e que e o caminho com um povo unido nao ha padre nem bispo que vos detenham ,mas para isso o primeiro passo tem que ser dado,eu estou convosco nesta batalha..Antonio um abraço do tamanho do mundo as cartas estao lançadas,estou contigo para tudo o que precisares nao desistas por favor ,,espera e deixa ver se o povo acorda,eu quero acreditar que a gente da minha terra tem muito valor e nao sao fracos...CARLA PIRES.

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Eu não consigo entender a interpretação que (por aquilo que demonstram com as suas acções) algumas pessoas fazem dos textos bíblicos. Os Evangelhos são textos notáveis onde se prega o amor ao próximo. As epístolas de S. Paulo esclarecem, depois, o seu conteúdo. Depois de ler este teu artigo fui reler a epístola de S. Paulo aos Efésios. E nada bate certo! "Levai a cruz dos outros", está lá escrito; "somos todos membros do mesmo corpo", lê-se lá também. "Falai a verdade", pede tantas vezes o Apóstolo!

Perante o Evangelho e à luz de S. Paulo, não entendo alguns comportamentos. Mas as acções são o cartão de visita que levamos connosco na nossa morte. E cada um leva as suas. Só as suas.

Beijos e o desejo de que as boas obras prevaleçam sobre as más acções.

antonio disse...

Obrigado, Carla pelo incentivo à irresignação, que o conformismo colectivo desdenhou colocando-se do lado dos nobres, mesmo sabendo os prejuízos adjacentes, e permitindo convincentemente o facto de serem ludibriados, engenhosamente, pelo P.e Sérgio, o qual trouxe à Aldeia o Cónego Delfim para testemunhar com falsas declarações dentro da Igreja, para que ninguém pudesse, contrariar os propósitos, justificações premeditadas, do fracasso apenas seu mas que não assume... pelo contrário, telefonou várias vezes para o teu padrinho para o obrigar a deslocar-se a Murçós, mesmo sabendo da sua debilidade física.Enviou-lhe ainda uma carta registada, pedindo algo que já detém. Como podes verificar trata-se de uma pessoa sem princípios nem valores, e se os tem são de maquiavélico.
Lamento muito, mas, o projecto expirou. Estou arrasado, doente, não posso ouvir mais falar no assunto. Desculpa. Beijos

antonio disse...

Fátima: em primeiro lugar queria dar-te os parabéns de feliz aniversário, apesar de já o ter feito através da associação... obrigado pelas justificações. Infelizmente, os humanos não são humanistas.
Vou agora tentar esquecer o que me está a contaminar a saúde, sossego...sou obrigado a resignar-me com as decisões tomadas... o que mais me magoa,são as pessoas não assumirem directamente os seus actos, refugiando-se por detrás de posições sociais privilegiadas, mesmo sendo falsas as justificações.
Desculpa, mas, não me apetece fazer nada... estou nervosamente à beira do precipício.Vi o Artur no vosso quintal, mas nem parei para falar com ele, por não estar em estado de lucidez; pede-lhe desculpa por mim.
Beijos para ti carinhosamente.

Anónimo disse...

Não sei, que posso eu acrescentar? A não ser mostrar o enorme desgosto e maior desilusão que estou a sentir. Sinto-me tão triste com o que está a acontecer no povo de Murçós? Aonde está essa gente valente que enfrentava tudo e todos para fazer prevalecer os seus direitos? Ou acham que ter uma casa que vos acolha quando a idade já não vos permitir ficar nas vossas casas não é um direito que vos assiste? ainda não percebi porquê baixar os braços e se resignarem á vontade de um padre que não devia querer outra coisa senão o vosso bem. Ainda me lembro muito bem que em outros tempos para não deixar ir preso um homem o povo enfrentou a guarda e até lhe viraram o jipe ao contrário mas esse senhor não foi preso e a força e união de uma aldeia foi mais forte que a autoridade. Não compreendo porque é que agora tudo se acomoda e não lutam por um direito vosso que é ter um lar na vossa aldeia? Quantos de vós não gostariam passar os dias que vos restam de vida na terra que vos viu nascer sem terem de ir para longe dos vossos familiares? Que desperdício meu Deus quantas aldeias gostariam poder ter o que vós rejeitais e que tanto suor e noites mal dormidas preocupações e gastos custaram a pessoas que lutaram até á exaustão para que este projeto fosse para a frente. E agora vem um certo garoto dito padre e deita tudo a perder sem pensar duas vezes no mal que está a fazer a tanta gente, francamente eu já não reconheço a gente da minha terra. Que Deus vos ilumine e vos dê força e coragem para reagirem a uma tal injustiça.

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Deixa lá os parabéns, que isso não importa para nada (eu é que estou em falta, que ainda os não agradeci no sítio certo). Deixa lá também as preocupações com o meu irmão que, de certeza, deve ter concluído que por algum motivo não podias parar.

O que importa é a tua saúde: tenta abrandar e pensar menos no assunto, já que ele te está a fazer mal. E a nossa saúde temos que a preservar por nós e pela nossa família que depende de nós.

Beijos