quinta-feira, 20 de setembro de 2012

As duas Igrejas...

imagem partilhada de facebook
Nostalgicamente voltemos atrás no tempo... apenas uns anos, quando a nossa Igreja estava assim... não era velha, embora por ela passassem numerosos Invernos de chuva neve e frio! Tinha o seu "charme" a beleza que jamais se perde, quando se vê com olhos amantes! As escadarias já tinham sido refeitas, mas, os velhos portões de ferro pintados de verde, permaneciam no seu lugar... do lado direito uma parede separava o Adro da rua e da casa paroquial que tinha acesso por uma pequena "passerelle"... junto ao muro numerosas roseiras, plantas e jardim, 2 cipreste e duas oliveiras centenárias. O granito deteriorado das suas origens, mantém firmemente a rigidez com sequelas aqui e além... algumas pirâmides foram substituídas, mais tarde como veremos na remodelação total, em baixo.
foto da minha autoria

Como no poema de Augusto Gil, a neve caiu...Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho… cobriu com seu manto branco, o  estrutural maravilhoso do qual se orgulha e executivo da Junta de Freguesia, do qual fiz parte durante dois mandatos, entre 2001 e 2009.
A restauração foi total, com custos bastante elevados, mas o resultado é fantástico para quem vê o "design".
Na retaguarda, um cálice cortado no granito, com as datas do restauro, o qual previamente deveria ficar integrado no solo envolvido por paralelo, junto das portas principais, mas, as senhoras revoltaram-se com indignação, pelo facto de se andar por cima, e lá foi para a retaguarda. Temos hoje uma obra fantástica, que não é de ninguém e pertence a toda a gente...

Sem comentários: