domingo, 9 de fevereiro de 2014
MONTARIA EM MURÇÓS 2014
FOTOS AQUI
Realizou-se ontem dia 8 de Fevereiro de 2014 a montaria ao javali em Murçós. Os caçadores compareceram numerosos, por volta de 125, de arma e pontaria afiadas, e uma vontade excessiva de fazer gosto ao dedo, obi que atira cada vez mais pessoas de todas as posições sociais, cuja deslocação e inscrição já são a considerar, dados os tempos difíceis.,
A organização em parceria com a Associativa do Outão, tomaram as devidas precauções relativamente à alimentação com produtos regionais, cozinhados por senhoras de mãos de fada, na qualidade e na eficacidade.
O baixo da Junta de Freguesia encheu, para o mata-bicho por volta das 11h da manhã.
Seguiu-se a distribuição das portas e as directivas para os acompanhadores com tracrores e carrinhas 4x4, que conduziram aos lugares adquiridos em sorteio.
Bem cedo começaram as nove matilhas a chegar dando sinais de que estavam dispostas a bater palmo a palmo o terreno acidentado e coberto de mato espeço, a fim de facilitar aos caçadores posicionados nos lugares certos, o tiro certeiro e sem perigo para os colegas na mesma situação.
Infelizmente este ano a boa reputação de abundante caça no termo de Murçós, onde de há três anos para cá sempre se mataram entre 15 e 20 javalis, foi quebrada este ano que apenas cairam 2 e de pequenas dimensões, para desagrado dos "afeccionados" vindos das diversas partes do País alguns de muito longe. Também os rendimentos foram ingratos para quem organiza cujos custos são bastante elevados... mas, para além destes inconvenientes é sempre frustrante para os caçadores não poder atirar... nos rostos podia ver-se a decepção, que em tempos bem recentes manifestavam alegremente no leilão antes do jantar quentinho que os esperava, cozinhado nos grandes potes de ferro fundido, para guardar o sabor e o tempero
das cozinheiras empenhadas com grande orgulho e optimismo de receberem os elogiosos parabés bem merecidos.
Também o Vitor mostrava ares de desagrado, não pela participação mas pela infelicidade de não poder utilizar os seus dons de caçador nato, sabendo que deixou Barcelos e os seus encargos para colaborar numa tradicional montaria na sua terra tão querida... também para agradar aos numerosos colegas que trouxe de lá, com o mesmo intuito: caçar.
Mas... foi um dia bem-passado! Já estão acostumados a estes andamentos, e quando a paixão supera as prespectivas. fica para a posteridade o que hoje não foi conseguido, terá outras oportunidades,que por certo não desperdiçarão.
Aqui começa já a preparar-se o jantar, porque as montarias são também o convivio afetivo, o aliviar da vida cotidiana, os conhecimentos das diversas e variadas tradições, enfim... um dia longe do stess e perto da Naturesa bela e acolhedora onde ainda se pode rcoltar um balão de oxigénio na pureza e simplicidade das terras que ainda não foram invadidas pelo betão e um viver a 100 à hora.
Suponho, Srs. caçadores que não tenham perdido o vosso tempo, porque ganharam a beleza da paisagem no seu estado natural,e, tenho a certeza no ano próximo voltarão caçar no lindo termo de Murçós que os receberá de braços abertos, para animar o povo e levar recordações que mais tarde contarão aos seus filhos ou netos.
SEJAM SENPRE BEM-VINDOS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário