quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FUTEBOL EM MURÇÓS, ATRAVÉS DOS TEMPOS...

2»»» A partir das décadas 60/70, Murçós sempre possuiu valiosos jogadores de Futebol… criados na Aldeia, tornava-se difícil a ascensão para clubes de renome, contudo, em confrontos directos com equipas de terceira divisão, houve vezes em que saíram vencedores, sem treinos e pouca organização, particularmente com a equipa Municipal.
O campo de futebol, foi um dos grandes problemas com que os atletas desta geração se debateram exaustivamente. Ninguém queria ceder um terreno para esta prática, sobretudo junto da Aldeia… jogava-se num particular, com numerosas irregularidades no solo, e elevação na parte esquerda, com balizas feitas em madeira; também não tinha as dimensões desejadas e obrigatórias, mas, foi aqui que se defrontaram grandes equipas.
3»»» Finalmente, mais tarde, houve consenso, e foi encontrado um local, embora um tanto quanto distante, num baldio, e aí se construiu o campo de futebol com muitas e melhores condições para a prática deste desporto. Tentaram ainda ingressar na distrital, e por várias razões, sobretudo a de financiamento, e a de falta de balneários anularam os projectos ambiciosos dos dirigentes e atletas da época.
Numerosas Aldeias vinham pedir ajuda aos jogadores desta época, bons tecnicistas e potentes vencedores pelas grandes capacidades.

4»»» Quando Cheguei aqui, em 1999, havia em Murçós uma juventude formidável em quantidade e qualidade. Quase todas as tardes nos reuníamos no campo do Queirogal para dar uns toques na bola, onde se podiam fazer duas equipas. Amante de futebol, convidaram-me para assumir a responsabilidade de treinador, que aceitei. Registamos uma Associação  Desportiva e Recreativa, mas com os escassos apoios, ficou-se pelo registo.
Durante os 5 ou 6 anos seguintes,  Formamos uma equipa espectacular… ganhadora de numerosos torneios, cujos troféus vihamos acrescentando ao “palmarés” cada vez mais vitórias, a equipa jogava bem e os adversários temiam… convidavam-nos para quase todos os torneios, com o intuito de derrubar os invencíveis!!!
Desta terra saíram jogadores para a 1ª divisão Portuguesa, embora as suas carreiras não atingissem o topo, cumpriram como profissionais.

5»»» Durante o Verão, com a chegada dos emigrantes e imigrantes, pais e filhos, realizam-se vários torneios; futebol de 11, de 5, e até de 3, este ano no dia das festas, no recinto da escola, cujos finalista e vencedores figuram nas fotos. Foram momentos extraordinários de futebol, com jovens vindos de diversos horizontes, sempre com a felicidade de conhecer as vivências desta acolhedora terra, e creio não partiram decepcionados. Gente convivente, alegre, e respeitosa dos seres humanos, sejam filhos da terra ou simples visitantes … até sempre










2 comentários:

Pedro Santos disse...

Muitos Parabéns aos mordomos da última festa de Murçós por terem conseguido realizar o torneio de futebol de 3, apesar de todas as dificuldades devido à fraca adesão de equipas. Foi uma tarde bem passada, divertida e o mais importante foi ninguém se ter aleijado.Obrigado por me terem recebido tão bem!
um abraço
Pedro Santos

antonio disse...

És sempre bem-vindo, Pedro...e que belíssima equipa vc fizeram ! Para o ano haverá por certo mais, e com numerosas participações; isto aqui é assim só custa a primeira vez... há nessa época desenas de jovens e bons jogadores em Murçós, acontece que a 3 foi inédito, e requere grande preparação fisica, mas a ideia colou... creio eu. Feliz Natal abraço