segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Recolta das tangerinas

Fina
Árvore:
Produtiva, vigorosa, copa arredondada, folhas verde claro. As folhas apresentam-se um pouco dobradas.
Fruto:
Pequeno calibre (50-60g) de forma redonda a oval. Possui boas características organoléptica, com bom conteúdo em sumo, açucares e compostos aromáticos. Geralmente não apresenta sementes. Colheita precoce, a partir de princípios de Novembro até meados de Janeiro, podendo permanecer algum tempo na árvore sem perda de qualidade.

Tangerineiras do tipo Clementina
 
Nules
Árvore:
Grande porte, vigor médio a grande e forma arredondada. Folhagem de cor mais clara que outras clementinas. Produtiva e de rápida entrada em produção. Floração escalonada. Para assegurar boas produções necessita, por vezes, de tratamento com ácido giberélico.
Fruto:
Calibre médio a grande (70-80g), forma achatada, fácil de descascar, sumarento e de boa qualidade. Normalmente sem sementes. Cor laranja intensa. Colheita de Novembro a Janeiro.




Após um dia de Natal passado com familiares e amigos harmoniosamente, bem comidos e bem bebidos, baile e animação que os mordomos do menino Jesus preconizaram com tacto e gosto, no salão de festas da sede Junta de Freguesia, o qual durou até demanhã, já o dia aclarava, com afluente participação da juventude de Murçós e Aldeias limítrofes, ambiente de "rachar" e boa disposição colectiva, cuja finalidade é angariar fundos com o bar bem presente a " bombar", que servirão benéficamente segundo as necessidades dos órgãos representativos, fabriqueira, festas, ou centro social e paroquial...
Hoje, Segunda feira, dia de "resaca" mas também de trabalho, porque a vida não se resume a festas, numerosas pessoas continuam na recolha da azeitona, outros, como eu, nas das tangerinas, porque a geadas caem cada vez mais densas e frias, ameaçando os citrinos, que preferem um clima tropical.
Como tenho vindo a dizer, em Murçós abundam as árvores frutíferas, e as variedades são numerosas, muito derivado da elevação das temperaturas nas terras altas, fazendo a felicidade dos que uzofruem das frutas e legumes sem tratamentos químicos, para consumo próprio, dividido com familiares e amigos de outros horizontes que não possuem a mesma sorte, porque nesta terra não se vende nada, ou quase nada...
De dia, o sol está raionante, mas ao caír da noite, o solo veste manto branco, mas, os corações da população continu quente... Ano de 2012 próspero, com saúde paz e amor .

Sem comentários: