segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

AS MATANÇAS DOS CEBADOS


AS MATANÇAS


Entre Dezembro e Janeiro, o “ mata porco” era uma das datas marcantes dos agricultores; talvez mesmo uma festa, entre familiares e amigos… convidavam-se  aqueles mais apreciados, por tempos invernais, frios e chuvosos, quase sempre aos Domingos que era quando todos tinham o tempo livre, não se podendo rejeitar o convite, significado de desconsideração. Hoje em dia, em Murçós, são já raros os que ainda matam os “ cebados”, (derivado do Mirandês), mas um deles matou dois que pesavam cada um por volta de 200kg, engordados ao longo do ano com sacrifícios e rigor, evitando alimentá-los com produtos importados, visto as terras darem tudo quanto é necessário, e como dizem os mais velhos: com produtos naturais tem outro sabor!...
Na maioria das casas dos agricultores, o “ cebado” ou “cebados”, segundo as posses, faziam parte integral das suas sobrevivências… vejamos como era aproveitada toda a carne: mesmo parecendo um acto bárbaro, era com grande naturalidade que decorriam minuciosamente todas as funções, desde a matança até ao fumeiro.
O animal é morto, à faca de preferência, enquanto uma mulher com o tacho já preparado com sal cebola e alho picados, uma gota de vinagre, aguarda o “verde” ( sangue) mexendo com todas as suas forças, a fim de evitar a coagulação, pois só liquido serve para os chouriços pretos, feitos logo no dia seguinte com pão, calda, mel ou açúcar, e há quem lhe meta nozes. Seguidamente é aberto pela pança, extraída a “courela”, a barbada, o “unto” as tripas, que mais tarde serão lavadas pelas mulheres, fígado coração etc.. O fígado serve para o almoço, refogado com batata cosida, petisco fresquinho!
Deixa-se o animal pendurado com a cabeça para baixo para o seu couro ficar rijo, antes de ser desfeito, cada pedaço terá a sua utilidade…o lombo para os salpicões, (chouriços de carne) os ossos para a calda das alheiras, a barbada para rojões, as costelas postas de adobe, depois de limpas, cuja carne serve para as chouriças.
A dobe, feita com vinho tinto, alho, fatias de laranja, louro, e sal mais umas piastras de ervas aromáticas, é a arte de um bom salpicão e chouriça cá da terra, que depois de cheios, de preferência com as tripas dos porcos, são postos ao fumo até que estejam bem secos. Também as alheiras, para ter o sabor desejado, requerem arte da calda, corte do pão, duas galinhas cosidas e desfeitas, a courela, pingo liquido, pimento colorante com um cheirinho de picante de malagueta, os ossos do “ enguião” e costelas cosidas dento, e desfeitos todas estas carnes, mais azeite, pois alheira que não “pinga ao assar”, é considerada: pobre.
Antigamente enchiam os “butelos” com ossos, nos intestinos grossos, assim como com massa “azeda” os “palaiotos”, comidos com “casulas,, grelos ou até chicharos, na época de Carnaval.
Estas são algumas das especialidades da terra, muito apreciadas, cartão de visita da gente simples, e acolhedora. Bom apetite…

1 comentário:

Fátima Pereira Stocker disse...

Carai, Tonho, fizeste-me crescer água na boca!

As nossas matanças não tinham nada de cruel: ninguém se divertia a fazer mal ao animal. Ele era morto do modo como era preciso que fosse, sem lhe acrescentar sofrimento escusado. É verdade que a matança era dia de festa, mas não era por causa da morte do bicho, era porque a família celebrava a abundância que o animal lhe trazia. Não podemos esquecer-nos que, fora umas galinhas e uns coelhos, a carne do porco era a única de que dispúnhamos ao longo de todo o ano.

A festa da matança do porco não é mais do que a celebração da possibilidade da sobrevivência durante mais um ano.

Beijos