quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cantar é seu sonho...

 UM HOMEM UMA HISTÓRIA»  
Chama-se Joaquim Morais. É natural de Espadanedo, residente em Bragança onde exerce a sua nobre profissão de dentista, na sua própria clinica dentária mas… a sua grande paixão é cantar. Talentoso, uma voz poderosa, que trabalhada, como dizem 0s profissionais, atingiria o auge com grande mérito segundo o meu ponto de vista. ver aqui
Foi por acaso que encontrei uma gravação sua em vídeo, de uma canção popular de Fréderique Francois (Un tube) dos anos 70 os quais fizeram parte integral da minha juventude por terras “gaulesas”. Fã incondicional deste cantor Belga, emigrado para Paris onde desenvolveu uma carreira excecional, o Dr. Joaquim conhece pessoalmente familiares do cantor, com os quais troca impressões sobre as suas gravações… e, como o timbre da sua voz é semelhante ao do artista reconhecido internacionalmente, recebe muitas vezes palavras elogiosas de pessoas agradavelmente surpreendidas, tal como eu. Nos comentários dizem até ser melhor que o original…



Por curiosidade, quis saber mais sobre este Senhor, que conhecia apenas de vista, e tornámo-nos amigos no facebook através de uma intercalação referente a um comentário conducente à agregação de Freguesias.
Visitei a sua conta no youtube e a surpresa foi ainda maior… tem, se me não engano 35 vídeos gravados, música e letra de diversos artistas reconhecidos Mundialmente, talvez dos mais famosos. O romantismo no canto parece ser a sua Acão predefinida, embora apareça nos seus êxitos, o lindo Fado de Coimbra cantado com mestria…
Um dia destes, convidou-me à sua casa rustica em Espadanedo, para assistir a uma das suas gravações… Com grande humildade fui até lá, guiado por um amigo de etnia cigana, o qual entrou porta a dentro com um à vontade surpreendente, aguardou uns minutos enquanto bebia um copo de vinho tinto, e despediu-se deixando-nos a sós.
Entramos numa grande cozinha com design personalizado, um tanto quanto desarrumado, mas… minha maior surpresa foi o estúdio que lhe serve para as gravações: em cima do sofá um simples portátil ligado a uma minúscula mesa de comandos de som, com extensões para a aparelhagem vulgar situada em cima da cheminé. O emaranhado dos fios, porque alguém teria tocado por negligência, atrasou a atuação do artista, que sem preparação nem rodeios, ligou o programa de karaoké do computador, um pequeno retoque no som da música e do som micro, e… toca a cantar enquanto gravava. Contou-me que mais tarde teria de fazer uns certos “cortar – colar” ainda com a respiração excessiva pelo esforço sem aquecimento nem Chi-Chis.







O resultado foi surpreendente! Este homem perdeu uma brilhante carreira no mundo artístico, e, embora exerça uma profissão que lhe garanta um viver confortável, aquele dom prevalece agarrado ao seu grande sonho, roendo as cordas vocais porque o destino, se existe, ditou sentenciando, por não ter estado no lugar certo, à hora x.
Ficam os meus respeitosos parabéns para ele, e alguns linkes para as músicas seletivas. Abraço Dr. Joaquim e continue com o seu OBI.



http://youtu.be/0XG0CVgXOC4

5 comentários:

Unknown disse...

Obrigado Sr António pelo elogio,apreço e dedicação à minha vertente musical,à minha voz,por ter reconhecido o meu talento para o canto,que realmente foi sempre o meu sonho,que não consegui concretizar,apenas por razões geográficas.
Quero também retribuir-lhe elogiando a sua capacidade de redacção,a sua excelente maneira de descrever seja o que for,o seu talento como escritor.Abraço,Joaquim Morais

antonio disse...

Obrigado Dr Joaquim...quase corava com tantas coisas bonitas que vem alegrar o meu humilda orgulho... mas que sempre gostamos de ouvir.
Peço desculpa pela desorganização, podendo ter deixado apenas uma ligação para a sua página... mas enfim... a intenção era de partilhar com outros o entusiasmo e reconhecimento de um trabalho bem concretizado com poucos meios, e, manifestar a injustiça com que a vida brinda alguns e a sorte chega até outros... digo o que sinto sem demagogias nem preconceitos, sou assim, adoro a frontalidade e sinceridade. Abraço

Unknown disse...

Pois Sr António,já diz o ditado-Deus dá as nozes a quem não tem dentes-.
Quanto à sua filosofia de vida é precisamente igual à minha;não é a melhor para singrar neste mundo,mas á que me satisfaz o ego.
Há várias maneiras de aceder a todos os meus videos,mas a mais directa é colocar este lynk na barra de endereços(ao cimo da página):
http://www.youtube.com/my_videos?o=U

antonio disse...

Dr. Joaquim: eu meti o link que me mandou, mas... creio que este link só dá para aceder a quem tem conta própria... será o link para iniciar sessão no youtube? Pelo menos eu vou parar à minha conta, meus videos. Abraço

Unknown disse...

Desculpe Sr António o Lynk è o seguinte:
http://www.youtube.com/user/josiarom/videos