segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Reflexões

 Um dó li tá 

Amanheceu. O tempo serenou. Abrimos a janela e um pássaro canta na frescura da árvore vestida de ouro, em tempo outonal. Desligamos a Televisão… deixamos de entender o mundo. As certezas de ontem são as incertezas de hoje. Não há passado porque se perdeu no desrespeito pela tradição... e se ignorou a dignidade humana instituída. Não há presente porque se afoga nos calabouços do medo e do tempo incerto. Não há futuro porque não se pode planear…prever…a lógica da incerteza fragiliza os mais frágeis que vivem o presente sem horizontes de amanhã, sem a frescura renovadora da esperança.
Hoje, ainda tomamos o pequeno-almoço pela manhã no recato da nossa casa… Quantos dias poderemos tomar o pequeno-almoço pela manha? Não sabemos… vivemos no sobressalto… no medo do saque consentido… na eminência da pobreza planeada. 

 Tudo legal. Quem duvida da legalidade do Despacho, da Portaria, do Decreto-Lei, da Lei que todos os dias…pela calada da noite nos delapida o património…nos saqueia as magras reformas…nos retira serviços de proximidade… nos comprometem a saúde…nos fragilizam as escolas.
Gostava de saber de um sítio onde não houvesse Estado… onde as Leis assentassem na honradez dos vizinhos…regressar ao Comunitarismo… cultivar a horta…criar o porco e as galinhas… viver em paz com os vizinhos na esperança que não me saqueassem o renovo, nem me assaltassem a capoeira.
Mas não vale a pena sonhar…os velhos comunitarismos são uma miragem… o reino maravilhoso do Torga… morre paulatinamente… grande é o deserto!
O Povo continua a votar no seu Partido… a comprar o tractor maior do que o do vizinho… a assistir resignadamente à morte dos idosos… as crianças deixaram de jogar ao pião e ao giroflé… giroflá na cerca da escola… E um dia breve... talvez a última criança, do tal reino maravilhoso que morre duma forma ignóbil, legal e consentida às mãos do Poder de Lisboa dirá sozinha a última lenga-lenga, na imensidão dos destroços dos casebres abandonados:
Um dó li tá



Este texto é da autoria do Dr. Fernando Calado...escrito e publicado no facebook com mestria e erudição... resume na perfeição o estado critico de um País debilitado pela corrupção, incompetência,, suborno, e por aí fora... exemplarmente seguido pelo Município de Macedo de Cavaleiros que em três mandatos, e com fome de mais um, conseguiram dilacerar, um concelho com divida superior a 30 milhões de euros,(3ª lugar em Portugal) ludibriar os munícipes mais vulneráveis, e deixar retrogradar uma cidade para aldeia
permitindo, sem remorsos de consciência, o furto das infra-estruturas para o desenvolvimento sustentável, e a manutenção preventiva, do que existia mantendo viva e alegre uma pequena cidade já com poucos recursos... estou falando do Peaget, do Hospital e urgências  dos comércios que fecharam portas, da zona industrial que não passa de um "barracamento", brevemente da repartição de finanças e correios, os Bancos seguirão o mesmo caminho, e os pobres Macedences, perguntam a Deus porque foram abandonados? -E este responde -só tendes o que mereceis...
Grande cumplicidade vem das Aldeias e dos seus moradores pusilânimes...Da influência sócio-cultural contextual? Talvez!
É uso, frequente, nos meios Rurais, salientar a naturalidade do ser humano em abnegação da cidadania,  facto que nos convida à reflexão sobre os preconceitos de carácter racista... afinal quem é de cá ou de lá? Quase todos somos oriundos de onde a nossa mãe pariu... contudo, segundo certos critérios não podemos usufruir dos mesmos direitos... também as etnias sofrem a mesma discriminação., lamentável!Alguns destes discriminadores dizem sermos todos filhos de Deus mas não querem ser nossos irmãos...humilhar-se para ser exaltado seria aconselhável... mas, quando se é enlameado injustamente, teremos que tender a outra face para levar um estalo? Ninguém pode servir de referência  meu caro leitor... quanto aos telhados de vidro, quem os compra com o suor do seu rosto, está blindado contra os maus olhados, a inveja, e a pretensão de calar o que foi adquirido democraticamente, cumprindo o dever cívico, que não deve ter sido o seu caso, pelo contrário deve ter andado a ser alimentado com a ajuda dos meus impostos.
Continuar a elogiar os que vos destruíram, vos indignaram, vos humilharam é o lema que vos apraz em detrimento do que podiam ter e jamais terão... deo gracias!

2 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Há coisas que escapam à nossa capacidade de compreensão. A insistência no voto em quem só se lembra do interior para o ir recolher é uma dessas coisas, pelo menos para mim.

Beijos

antonio disse...

Fátima: haveria tanto a dizer sobre o assunto, que, infelizmente continua tabout, por simples hipocrisia. Enfim... que se lixe a luta... eu cansei-me da ingratidão, pelo que resolvi fazer como os vira-casacas... repousar-me à sombra da bananeira a ver passar o comboio dos falsos passageiros. Que Deus os acompanhe e a mim não desampare.
Obrigado beijos