segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pastor de 1 dia


Quinta dos Vales
 Aconteceu no mês de Julho, dos anos 62, na pacata Aldeia povoada por forasteiros oriundos das diversas partes do Universo cujas posições sociais variavam, cores de pele, jovens ou já idosos, por quem o tempo tinha passado deixando sequelas bem visíveis que a maior parte dos moradores ignoravam, ou fingiam simplesmente ser obra do destino.
lobo Ibérico
O Sr. guerra, já com idade avançada, de estatura alta, rugas no rosto, dores repetidas nos joelhos, talvez por se apoiar nelas quando catava as ervas ruins por entre a cebolas em crescimento, as couves-galegas e penca os feijões talhados e agrupados em sulcos curtos, porque semeados às”Ganchas” (enxada de bicos), manualmente tendo em conta a rega efectuada com lentidão, ao longo do sulco, nivelado para melhor chegar à raiz da plantação, onde a rama também tinha o seu concurso na preservação da frescura. Trabalhava diariamente naquela casa grande, mandada construir pelo S.r Ernesto já nos últimos tempos da sua vida, muito à custa dos pobres aos quais quebrava juros exorbitantes por empréstimo de dinheiro, economizado no inicio do rentável negócio,  na tasca existente no grande largo da Aldeia. Em frente tinham sido plantados um freixo e um olmo pelos escolares os quais atingiram uns 20 ou trinta metros de altura e um diâmetro considerável… podiam estas árvores testemunhar, caso falassem, grandes e memoráveis acontecimentos, passados ao abrigo do ardente calor de verão e mesmo quando abrigavam de chuvas ou neves.

descida Lanção
O P.e João da Trindade Alves, tinha sido colocado nesta paróquia havia relativamente pouco tempo, e vivia junto com a irmã D. Denérida e a Mãe. Tinham um “casal” em Viduedo herdado dos pais mas entregue a um caseiro para a extracção dos rendimentos… aqui tinham também um,  para cultivar a maioria dos prédios rústicos, fortuna deixada pelo taberneiro, ou banqueiro do povo… como lhe quiserem chamar.
Foi numa destas tardes, quando voltava de um jogo de bola, na eira do tio Zé Çuca que o tio Artur, familiar afastado, da família Alves, me abordou, na cozinha, onde eu tentava, ás escondidas da criada Luzia, comer um pedaço de pão com manteiga, já bem próximos da jantar dizendo: - Amanhã vamos a Penhas Juntas buscar um rebanho de gado…
que me diz?
_ Ouviste bem… o Sr. P.e disse para te levar comigo.                                                                               Mas… eu percebo alguma coisa de ovelhas?
Não tens que saber… eu é que vou pastorear… tu limitas-te na retaguarda a verificar que não fica nenhuma para trás.
E onde fica isso?
- Também não te preocupes que lá iremos parar…
Quem nos vai levar?
- HaHaHa! São as pernas rapaz!


Senhora da Serra
Estava eu muito longe de imaginar a distancia que separa as duas Aldeias, e o percurso, que nos esperava por entre arvoredos e carreiros, pois segundo o guia eram atalhos… mas, como diz o adágio “ quem se mete por atalhos mete-se em trabalhos! Sei hoje, porque na altura não sabia dar apreço à beleza da paisagem, que nos dirigimos para a Quinta dos Vales, a pés, de cajado na mão e um farnel composto pela Luzia, que conhecia perfeitamente a Aldeia onde nos dirigíamos, por ser a sua, onde serviu o P.e João enquanto Pároco aí durante alguns anos.
Chegávamos perto da Sra da Serra., e já os meus pés manifestavam dores e as pernas cansaço, mas o pastor improvisado não me deixava grande margem de escolha…
- Ou andas para a frente ou ficas aí…
Murmurava uns insultos, mas penosamente tentava seguir aquele homem que mais parecia um “galgo”. A verdade é que tínhamos que trazer de volta o rebanho para Viduedo ainda no mesmo dia, e voltar para casa, onde chegamos exaustos já alta noite.
Entretanto tínhamos atravessado a serra da Nogueira, direcção a Melhe de onde se avistava ao longe a localidade que nos esperava, e não ajudava nada para a minha motivação…
Atravessamos um ribeiro e estávamos Na Edrosa. Já falta mouco dizia-me o tio Artur… a mim parecia-me uma eternidade.


Serro de Penhas Juntas
Finalmente chegamos junto de um grande curral, onde um homem de grande estatura nos esperava par nos entregar o ditoso rebanho de ovelhas. Este homem vivia no serro, a uns 800 metros de altitude onde não via nem ouvia ninguém durante dias a fio. Arrepiaram-se-me os cabelos…
Não tivemos tempo para descansar, uma troca de palavras e lá íamos nós de volta, conduzindo um rebanho por montes e vales, deveras uma paisagem de encantar para quem visita de automóvel e sem 80 animais para conduzir sabendo das numerosas e variadas dificuldades inclusive o ataque eventual de lobos que nunca tinha visto pessoalmente.
O mais difícil foi para chegar á Senhora da Serra… momentos antes tínhamos merendado, e retomado forças,  passando Junto de Refoios, descemos direcção a Lanção, e do nosso lado esquerdo, Rebordãos aparecia airoso e luminoso já ao cair da noite.
Uf! Enfim uma boleia para casa.  Foi a cavalo que voltamos ao ponto de partida, mas aquela noite dormi em sobressaltos.


Penhas juntas

2 comentários:

Anónimo disse...

São retalhos da vida Sr. António!

São episódios em volta da sua vida, que nos dá a conhecer, mostrando-nos as dificuldades que teve de enfrentar.
Continue a dar-nos a conhecer a sua autobiografia.
Gostei!.. Obrigada por me proporcionar este momento.

Cumprimentos

antonio disse...

Olá Sr. Anónimo!(a) Parece ser o único comentador dos "retalhos" que o meu humilde tear tenta recuperar nas memórias do passado a fim de reconstituir a minha história sem pretenções e muito menos preconceitos... é com imenso prazer que o recebo, e com sinceridade agradeço as suas visitas... apesar de certos psicólogos de renome considerarem os elogíos como desmotivação, para mim são incentivos ao que faço, como posso e sei... consciente de que a minha carreira literária se resumirá sempre aos rascunhos biográficos ou de ficção cientifica outrora num quarto, pela noite fora, porque no dia seguinte trabalhava, hoje com muito tempo livre pela frente, embora ainda não tenha o previlégio de ser reformado... se previlégio é?...
Retribúo os cumprimentos